Home Página Inicial > Notícias > MANTIDA EM PARCERIA ENTRE SESC-RS E TRENSURB, GALERIA XICO STOCKINGER COMPLETA TRÊS ANOS

MANTIDA EM PARCERIA ENTRE SESC-RS E TRENSURB, GALERIA XICO STOCKINGER COMPLETA TRÊS ANOS

19.04.2022

Localizado no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária do metrô, espaço cultural conta com exposições artísticas e fotográficas.

No próximo domingo (24), a Galeria Xico Stockinger, no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária da Trensurb, completa três anos de atividades. Inaugurado em 2019, o espaço cultural é uma iniciativa da Trensurb em parceria com o Sesc-RS, responsável pela curadoria das exposições artísticas e fotográficas. Desde a criação da galeria, estiveram em cartaz trabalhos como: Saberes, fazeres e dizeres, de Rusha (atualmente em exposição); TERRAGRITA, de Paulo Corrêa; O Olhar da Cena, destacando espetáculos teatrais por meio das lentes de diversos fotógrafos; Linha de Voo, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves; A Dança e a Arte da Cultura Gaúcha, de Deivis Bueno; O Corpo Expressivo, de Fernando Espinosa; Black Power, de Claudio Benevenga; Cultura Viraliza: Circo e Cidade, do coletivo Câmeras Passeadeiras; Mantenho o que disse, de Ana Mendes.

“Neste mês de abril, estamos contemplando três anos da inauguração da Galeria Xico Stockinger, que é uma referência aos passageiros da Trensurb, termos uma galeria que, sistematicamente, recebe obras de artistas, trazendo cultura, informação e entretenimento aos nossos usuários”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. Gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc-RS, Silvio Bento congratula a empresa metroviária pela iniciativa: “Parabéns à Trensurb por oportunizar o acesso ao grande público da diversidade da produção visual”. Bento avalia que “a galeria de arte Xico Stokinger cumpre um importante papel na aproximação das comunidades com os fazeres artísticos, em um processo constante de exercício do olhar. Por sua parte, o Sesc articula de forma virtual a ampliação desse acesso. Uma importante parceria em prol das artes visuais no estado do Rio Grande do Sul”.

De acordo com o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, o espaço foi inspirado no sucesso da Galeria Mario Quintana, criada em 2006 na Estação Mercado, e é mais um esforço da empresa para democratizar o acesso à arte. “Hoje, temos a certeza do acerto na criação da Xico Stonckinger”, afirma Ayres. Ele destaca também a importância da curadoria do Sesc: “Com a parceria do Sesc-RS, conseguimos manter uma programação bastante diversa: do coletivo Câmeras Passeadeiras ao trabalho experimental do Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, da técnica variada das artes plásticas do Paulo Correa à fotografia de Claudio Benevenga, Ana Mendes, Deivis Bueno, e o universo dos imigrantes, dos povos indígenas, e a arte da dança gaúcha. Vida longa ao espaço cultural!”.

A Galeria Xico Stockinger foi batizada em homenagem ao centenário do artista austríaco radicado no Brasil, falecido em 2009, um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul. Xico completaria cem anos em 7 de agosto de 2019. Um fator que contribuiu para a escolha de seu nome para batizar o espaço foi sua amizade com Mario Quintana, que empresta o nome à galeria da Estação Mercado.

Foto: Josyane Cardozo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=6009&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=6009&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000