Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB APOIA PROGRAMAÇÃO DOS 45 ANOS DO MUSEU DO TREM, DE SÃO LEOPOLDO

TRENSURB APOIA PROGRAMAÇÃO DOS 45 ANOS DO MUSEU DO TREM, DE SÃO LEOPOLDO

23.11.2021

Localizado junto à Estação São Leopoldo da Trensurb, Museu foi inaugurado em 26 de novembro de 1976.

Localizado junto à Estação São Leopoldo da Trensurb, o Museu do Trem completa 45 anos na próxima sexta-feira (26). Em comemoração ao aniversário, o Museu e a Prefeitura de São Leopoldo – responsável pela instituição – promovem diversas atividades ao longo desta semana. A primeira delas foi uma sessão solene na Câmara de Vereadores do município, realizada na noite de segunda-feira. Na quarta-feira (24), acontece a 8ª Roda de Memória online, com um bate-papo sobre o Museu, contando com a participação do diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. Também participarão os seguintes convidados: presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no RS (Sindifergs), João Calegari; presidente do Grêmio Esportivo Ferrinho, Hélio Bueno da Silveira; vice-presidente da Associação Ferroviários Aposentados RS (AFARGS), Marioni Auler; presidente da AFARGS, Roberto Albuquerque Guedes da Luz. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, fará a saudação e a diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, fará a mediação. A atividade será semipresencial com transmissão pelo Facebook do Museu do Trem a partir das 18h. A programação completa pode ser consultada clicando aqui.

A Trensurb é um dos apoiadores das ações comemorativas ao aniversário do Museu, participando delas e divulgando a programação por meio de seus canais de comunicação. Para a diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, “a parceria entre Museu do Trem, em São Leopoldo, e a Trensurb, é importantíssima. Se, por um lado, não tem como pensar o passado e não considerar o transporte metropolitano utilizado hoje, por outro, é preciso considerar a história, sendo o traçado da linha do percurso entre Estação Aeroporto até o Vale dos Sinos, o mesmo, além do espaço físico entre Museu e Trensurb ser integrado”. Alice afirma que “o Museu e a Trensurb desenvolvem projetos para o cidadão”.

O Museu do Trem está localizado na Rua Lindolfo Collor, 40, no Centro de São Leopoldo, junto à Estação São Leopoldo da Trensurb. Conta com um acervo de mais de 1.800 peças tridimensionais, 340 peças de acervo bibliográfico e mais de 1.700 peças de acervo documental.

Foto: Marco Pecker/Arquivo Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 537paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5934&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000