Home Página Inicial > Notícias > NO MÊS DE ANIVERSÁRIO, ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE DOAÇÃO

NO MÊS DE ANIVERSÁRIO, ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE DOAÇÃO

18.12.2020

Biblioteca da Trensurb, que completou 12 anos em 15 de dezembro, também apoia campanha de comunicação não-violenta do Rotary Club.

Biblioteca com duas unidades nas estações da Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) recebeu, na última semana, doação de um de seus principais parceiros, o Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da FIERGS. O Espaço, que amplia seu acervo apenas por meio de doações, recebeu mais de 250 novos exemplares. O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, manifesta seu contentamento em receber tamanha doação: “É um grande parceiro que temos. Nos incentiva a seguir em frente compartilhando a cultura com nossos usuários”. Gerente de Comunicação Integrada da empresa metroviária, Jânio Ayres destaca que “a parceria com o Banco de Livros é fundamental para a manutenção dos projetos de leitura da Trensurb”. Ayres agradece ainda a “insistência” e a “abnegação” da bibliotecária Neli Miotto e do diretor Waldir da Silveira, do Banco de Livros, que têm se esforçado para manter o projeto em funcionamento frente às dificuldades impostas pela pandemia.
 
Conversando em Harmonia
 
A Trensurb, por meio do EMLsT, está apoiando a campanha Conversando em Harmonia, promovida pelo Rotary Club Satélite de Novo Hamburgo 25 de Julho Acontece e pelo Rotary Club de Ivoti. Segundo a vice-presidente da unidade satélite de Novo Hamburgo, Cristiane Dias, a campanha “tem como objetivo disseminar a paz e contribuir para um mundo melhor”. A ideia é: “Através da comunicação não-violenta, que é embasada na empatia e na compaixão, apresentar uma forma mais amorosa de se relacionar consigo e com os outros”. Kits com material gráfico apresentando a proposta além de um marca-páginas e um calendário de 2021 serão entregues aos associados do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos que retirarem livros nas próximas semanas. Para Cristiane, “divulgar essa ação através da Trensurb é uma oportunidade incrível para o Rotary, pois assim teremos a possibilidade de sensibilizar um número maior de pessoas”. Mais informações sobre o Conversando em Harmonia podem ser encontradas na página da campanha no Facebook.
 
12 anos de Livros sobre Trilhos
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos foi inaugurado pela Trensurb em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Segundo o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “o Espaço Multicultural é resultado do trabalho em equipe de muitas pessoas que acreditam na importância desse projeto, assim como do apoio dos gestores da empresa”. Para Ayres, “é importante sempre ressaltar que a biblioteca da Trensurb cumpre um papel importante na busca pela democratização da leitura e para facilitar o acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”.
 
Com um catálogo de 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), a biblioteca oferece serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo é ampliado somente através de doações. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.
 
Devido à pandemia, a celebração de aniversário do EMLsT está sendo virtual, com publicações comemorativas ao longo do mês nas redes sociais (Facebook e Instagram) e envio do Certificado de Amigo da biblioteca – àqueles que contribuíram com o Espaço e com a democratização da leitura ao longo do ano – por meio eletrônico.
 
Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5730&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5730&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000