Home Página Inicial > Notícias > POEMAS DE ARMINDO TREVISAN SÃO DESTAQUE NA ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA

POEMAS DE ARMINDO TREVISAN SÃO DESTAQUE NA ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA

14.12.2020

Projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, lança novos vídeos com poemas do escritor na quarta-feira (16). Espaço completa 12 anos nesta terça-feira.

A Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), lança novos vídeos do projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha nesta quarta-feira (16). Eles trazem dois poemas de Armindo Trevisan, declamados pelo próprio autor. São eles: O Presépio e A Lição da Perfeita Alegria. Doutor em Filosofia pela Universidade de Friburgo, na Suíça, Trevisan é professor aposentado de História da Arte e Estética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou dezenas de livros de poemas e ensaios, com obras traduzidas para várias línguas. Em 2001, foi o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. O poeta foi um dos participantes da primeira live do projeto Estação Cultural, do EMLsT, a respeito dos impactos da pandemia na literatura.
 
“O projeto da Antologia Digital da Poesia Gaúcha parece-me estimulante para todos os que se interessam por literatura”, afirma o autor. “Senti-me sempre estimulado a produzir meus poemas”, diz ele. Para Trevisan, “a poesia exige um diálogo permanente com o grande público, mesmo que este esteja reduzido a uma minoria. Afinal, todo grande poeta começa sendo minoria”.
 
Quinzenalmente, desde 1º de outubro, a Antologia Digital da Poesia Gaúcha promove a publicação – nas redes sociais e nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações) – de vídeos curtos de poetas declamando poesias. Confira, na página da Antologia, os vídeos anteriores, de Élvio Vargas, Cristina Macedo, Liana Timm, Luiz Coronel e Dilan Camargo. O projeto tem apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Estadual do Livro e do Canal Você.
 
12 anos de Livros sobre Trilhos
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos foi inaugurado pela Trensurb em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Segundo o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “o Espaço Multicultural é resultado do trabalho em equipe de muitas pessoas que acreditam na importância desse projeto, assim como do apoio dos gestores da empresa”. Para Ayres, “é importante sempre ressaltar que a biblioteca da Trensurb cumpre um papel importante na busca pela democratização da leitura e para facilitar o acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”.
 
Com um catálogo de 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), a biblioteca oferece serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo é ampliado somente através de doações. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.
 
Devido à pandemia, a celebração de aniversário do EMLsT será virtual, com publicações comemorativas nas redes sociais (Facebook e Instagram) e envio do Certificado de Amigo da biblioteca – àqueles que contribuíram com o Espaço e com a democratização da leitura ao longo do ano – por meio eletrônico.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5729&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000