Projeto que será analisado pela Trensurb inclui instalação de uma arquibancada feita com dormentes reciclados para realização de evento cultural em dezembro.
Na tarde desta quarta-feira (18), a Trensurb recebeu alunos da graduação em arquitetura da UFRGS que apresentaram novas propostas para a revitalização do entorno da Estação Niterói. O grupo de acadêmicos – participantes da disciplina de Projeto Arquitetônico 2, ministrada pelo professor Dr. Fernando Freitas Fuão – propõe a apropriação e reutilização pela população de espaços públicos pouco aproveitados.
Na reunião de hoje – da qual participaram profissionais das áreas operacional, socioambiental, de projetos e de comunicação da Trensurb –, os estudantes apresentaram o projeto de instalação de uma arquibancada na Praça Niterói, localizada no largo da estação homônima do metrô, junto à passarela que dá acesso à Av. Getúlio Vargas. A arquibancada seria feita com a reciclagem de dormentes de concreto e madeira que, originalmente, teriam como destino o descarte. A intenção dos acadêmicos é que a estrutura seja montada para a realização de um evento cultural no local, programado para acontecer no dia 11 de dezembro, nos moldes de uma ação realizada no mesmo local, em julho, numa parceria que envolveu também a Secretaria Municipal da Cultura de Canoas. A Trensurb comprometeu-se a estudar formas de viabilizar o projeto.
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb