Órgãos de segurança pública foram acionados e, caso sua atuação garanta condições de circulação, trens devem voltar a funcionar em intervalos de 15 minutos, operados por trabalhadores que não aderiram à greve do Sindimetrô-RS.
A Trensurb informa que tem condições de manter a circulação de trens ao longo do horário de operação do metrô, com intervalos de 15 minutos. Isso seria possível, mesmo com a paralisação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), através do esforço de empregados que não aderiram à greve e seus supervisores. No entanto, por volta das 8h40 da manhã desta sexta-feira, a via da Trensurb, ao norte da Estação Mercado, foi invadida por oito manifestantes ligados ao Sindimetrô-RS e ao CPERS, impossibilitando a continuidade da operação.
Órgãos de segurança pública foram acionados e, caso a atuação deles permita condições de circulação de trens sem riscos a usuários, trabalhadores e manifestantes, a Trensurb irá retomar a circulação de trens assim que possível, com intervalos de 15 minutos entre viagens – até às 17h30, horário em que o Sindimetrô-RS comprometeu-se perante o Ministério Público do Trabalho a retomar a operação plena até as 20h30. Após as 20h30, a circulação de trens com intervalos de 15 em 15 minutos seria retomada.