Apresentações seguem sempre às terças-feiras, até 17 de dezembro, nas estações da Trensurb.
O projeto Arte nos Trilhos 2013, promovido pela Trensurb e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, chegou à Estação Canoas/LaSalle, ontem (26), e chamou a atenção de centenas de usuários do metrô que passavam pelo local. Dois grupos de dança de salão apresentaram-se e trouxeram diversos ritmos e estilos para animar a rotina das pessoas que circularam pela estação.
As apresentações ficaram por conta do Tanguera Estúdio de Danza e do Território da Dança, que levaram ao metrô tango, valsa, milonga, forró, samba, entre outros ritmos. A surpresa do espetáculo ficou para o fim, quando os usuários foram convidados para dançar junto com os artistas.
Para a canoense Nadia Cardoso, o Arte nos Trilhos 2013 é particularmente marcante: “Eu assisti a abertura do projeto na Estação Mercado e pretendo acompanhar todas as apresentações. Para mim é especial, pois, até um tempo atrás, meu sonho era ser bailarina. Adoro prestigiar e fico encantada com tantos estilos e artistas talentosos”.
Próxima terça-feira: ballet em Esteio
Na próxima terça-feira (3), a partir das 16h, a Estação Esteio receberá o espetáculo do Ballet Elizabeth Santos. A apresentação será composta por uma mescla de coreografias premiadas da companhia, visando aproximar o ballet clássico da população: “Este tipo de projeto que a Trensurb está desenvolvendo é muito importante, pois aproxima o público do ballet e mostra que o clássico também é acessível”, pontua a diretora Elizabeth Santos. O grupo, que desenvolve projetos socioculturais com crianças carentes, também fará apresentação na Estação São Leopoldo, no dia 17 de dezembro.
Confira a programação completa do Arte nos Trilhos 2013!
03/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação Esteio;
10/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Sapucaia;
17/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação São Leopoldo;
17/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Novo Hamburgo.
Trem adesivado
Outra ação que é parte do projeto Arte nos Trilhos neste ano é a adesivagem de um dos trens da frota da Trensurb. Celebrando a chegada do metrô a Novo Hamburgo, o trem 114 recebe a obra da artista plástica fluminense radicada no município hamburguense, Ariadne Decker. Os temas são “pacotes de flores com jornais” e “sapatos”. O primeiro é uma homenagem à cidade através de pacotes de flores coloridos envoltos em jornais que trazem as notícias da chegada do trem urbano. O segundo é o principal símbolo de Novo Hamburgo, sapatos em quantidade de produção.
Histórico
O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb, sempre com patrocínio da Caixa, desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Anualmente, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. A edição 2012 ocorreu também nos meses de novembro e dezembro, levando apresentações circenses às estações da Linha 1.
Foto: Luiz Soares/Trensurb