Questionário foi aplicado no mês de novembro em todas as estações da Trensurb, envolvendo 500 usuários que circulavam em todos os horários de funcionamento do sistema, inclusive aos sábados e domingos.
A Trensurb concluiu a pesquisa Satisfação e Perfil dos Usuários, realizada entre os dias 3 a 9 de novembro pelo Instituto Pesquisas de Opinião. Um dos objetivos da pesquisa era avaliar o índice de satisfação dos usuários quanto ao sistema e serviço oferecidos. Nesta etapa, foram avaliados tempo de espera para a compra do bilhete nos guichês; atendimento dos funcionários; segurança em relação à violência e em relação a acidentes; intervalo dos trens; a lotação nos trens; serviço de limpeza; estrutura física / instalações; instalações comerciais e satisfação geral com o sistema. O índice geral de satisfação dos usuários alcançou 91,9%.
No quesito tempo de espera nos guichês, 73,2% dos usuários se dizem satisfeitos. Quanto à segurança no interior das estações, o nível de satisfação alcançou 79,8%; no interior dos trens, 77,4%; nas passarelas, 49,4% e nas entradas e saídas das estações, 58,8%. O nível de satisfação quanto aos intervalos dos trens é satisfatório para 68,4%. A limpeza nos trens e nas estações 91,2% e 89,8%, respectivamente. As instalações comerciais estão satisfatórias para 80,8% dos usuários entrevistados.
INTEGRAÇÃO
Os sistemas de integração ônibus-metrô também passaram pela avaliação dos usuários. Neste quesito, foram avaliados os seguintes itens: segurança nos terminais (37,8%), atendimento (54%), sincronia entre trem e ônibus (41,8%), pontualidade (34,1), intervalo (30%), limpeza dos ônibus (59,6%), preço da passagem (39,6%), iluminação dos terminais (36%), informações sobre o sistema integração (51,5%), itinerários (70,7%), presença do comércio informal (50,4%), estado de conservação dos ônibus integrados ao trem (51,4%) e o estado de conservação dos terminais de integração (38,9%).
PERFIL SOCIOECONÔMICO
A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários a 500 usuários, distribuídos entre as 17 estações conforme o percentual de demanda de cada uma delas. Os questionários foram aplicados em diferentes horários e dias da semana.
A pesquisa de 2010 reforçou alguns resultados obtidos em pesquisas anteriores. O maior público a utilizar o sistema continua sendo feminino, somando 50,4%. Mas esse número vem diminuindo a cada ano: em 2007, elas eram 66%, contra 63,9 em 2008. Quanto ao estado civil, 45,4% dos usuários são solteiros e 43,4%, casados. No que diz respeito à idade houve uma mudança referente ao ano anterior, o metrô é o transporte utilizado, em grande parte, por pessoas de 18 a 24 anos (25,6%), e 25 a 34 anos (25,4%).
A escolaridade dos usuários da Trensurb é predominantemente nível médio (40,8%), seguido pelo superior incompleto (15,6%). No que se refere à ocupação, as atividades mais citadas foram vendedor (6%) e auxiliar administrativo (5,2%). 60,4% são empregados com carteira assinada. O percentual de estudantes, que em 2009 somava 4%, agora é de 9%, e o índice de desempregados subiu para 2%.
Também segue estável a distribuição de renda familiar e individual dos usuários da Trensurb. A renda individual de 80% dos usuários é de um a três salários mínimos. A renda familiar de 68% dos usuários é de um a quatro salários mínimos.
Os hábitos de deslocamento dos usuários foram avaliados através das variáveis: tempo de utilização, freqüência de utilização do sistema, motivo pelo qual o usuário escolhe o metrô como transporte, maneira que chegou até a estação, de onde veio e para onde está indo, tempo de deslocamento até a estação e como irá completar a viagem. Pela pesquisa, os usuários da Trensurb utilizam o sistema há mais de cinco anos (58,2%), de segunda à sexta-feira (35%). O deslocamento até a estação é feito, por 50,4% dos usuários, a pé. Outros meios de transporte utilizados são ônibus integração e não-integração (40,2%).
A pesquisa também traçou a origem e o destino dos usuários ao utilizarem o sistema. A grande maioria têm como origem a residência ou o trabalho, 42,8% e 38%.
RESUMO
Perfil socioeconômico
Sexo: Feminino: (50,4%)
Idade: 18 a 24 anos (25,6%)
Estado Civil: 45,4% solteiros e 43,4%, casados
Escolaridade: Médio Completo (40,8%)
Renda Individual: Até 3 Salários Mínimos (80%)
Situação ocupacional: Empregado/ funcionário com carteira (60,4%)
Grau de satisfação (satisfeito ou muito satisfeito)
Tempo de espera nas bilheterias: 73,2%
Segurança na entrada/saída das estações: 59,8%
Segurança no interior das estações: 79,8%
Segurança no interior dos trens: 77,4%
Atendimento funcionários (bilheterias): 77,8%
Atendimento funcionários (segurança): 90,%
Intervalo dos trens: 68,4%
Limpeza nas estações: 89,8%
Limpeza no interior dos trens: 91,2%
Instalações comerciais: 80,8%
Lotação dos trens: 31,6%
• SATISFAÇÃO GERAL: 91,9%