Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO EDUCAR: PROBLEMAS DA ADOLESCÊNCIA SÃO ABORDADOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA

ESTAÇÃO EDUCAR: PROBLEMAS DA ADOLESCÊNCIA SÃO ABORDADOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA

06.12.2007

Jovens abordaram nos trabalhos problemas que enfrentam no seu dia-a-dia como adolescentes, como a gravidez prematura, e falaram sobre a Trensurb , seu relacionamento dentro do Programa Estação Educar e sua importância para o futuro .

Os jovens aprendizes do Programa Estação Educar apresentaram na manhã de hoje, no auditório do prédio administrativo da Trensurb, os trabalhos de conclusão do curso de informática que realizaram de março a dezembro no Setor de Treinamento (Setre) da empresa. Foram três apresentações, que trataram assuntos pesquisados por eles, como Adolescência - com explicações sobre gravidez prematura, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção - O que é a Trensurb ? - falando sobre a relação de amizade do grupo com os funcionários da empresa - e uma breve apresentação sobre o que é e como funciona o Programa Estação Educar. Ao final das mostras dos trabalhos, houve homenagens e dança ao som de hip-hop.

Num momento especial das apresentações, uma jovem de 15 anos fez um relato da sua experiência de vida, durante a apresentação de seu grupo sobre gravidez precoce. "Tenho um filho de um ano e três meses, que amo muito, entretanto, é importante explicar para todos que foi algo não planejado e, por isso, é importante que todos se protejam. Eu tive meus pais me apoiando, mas não é todo mundo que pode ter esta sorte", ressaltou.

O aprendiz Guilherme da Rosa, 17, falou da importância da experiência na Trensurb para o seu futuro. "A experiência é grande, pois tudo que nos ensinam aqui, sabemos que logo que sairmos, poderemos usar em nossos futuros trabalhos. Todas as oficinas foram úteis demais, mas em especial, eu destaco o curso de informática, que será muito válido em qualquer emprego", explica. Leonardo Gonçalves Borges, 16, considera o trabalho de conclusão como uma prova final. "Estas apresentações são importantes para ver se todos realmente apreenderam o que nos foi passado", conclui Leonardo.

Ao término das amostras dos slides, o coordenador do curso, Valdinei Marques Nascimento, agradeceu e foi homenageado pelos alunos. "Considero todos vocês vitoriosos ao terminarem o curso e por terem conseguido realizar este trabalho sozinhos. É algo que deixa, nós da Trensurb, cada vez mais orgulhosos do que fazemos", diz Valdinei. A coordenadora pedagógica do programa, Mirna Tubino, também elogiou a dedicação dos jovens aprendizes, e falou da evolução de todos durante o ano. "É incrível notar a diferença de vocês hoje, em relação a como era antes de entrarem no programa. Todos melhoraram, não só individualmente, mas conjuntamente, com a amizade e o respeito entre vocês", Conclui Mirna, dirigindo-se aos jovens.

Ao final, os jovens aprendizes do Programa Estação Educar subiram ao palco e, junto com os coordenadores, apresentaram danças de hip-hop.


Foto Juliana Führ

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=231&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000