Desde sua inauguração, já foram retirados 9847 livros pelos seus 1306 sócios. A comemoração ocorreu nesta terça-feira, dia 15, e teve teatro, coral, bolo e a presença de usuários participantes dos concursos culturais.
Desde sua inauguração, já foram retirados 9847 livros pelos seus 1306 sócios. A comemoração ocorreu nesta terça-feira, dia 15, e teve teatro, coral, bolo e a presença de usuários participantes dos concursos culturais.
Nesta terça-feira, 15, a Biblioteca Livros Sobre Trilhos comemorou um ano de funcionamento. A cerimônia ocorreu às 17h30min na própria biblioteca, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb e contou com apresentação de teatro do grupo cênico Com Todas as Letras e do Coral da UFRGS. Estavam presentes o Superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Ernani Fagundes; a bibliotecária Carla Casagrande; o coordenador do Concurso Poema nos Ônibus e nos Trens e editor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Fernando Rozano; leitores e usuários do metrô.
A biblioteca proporciona aos seus leitores concursos e promoções que incentivam a prática da leitura e o desenvolvimento da criatividade. Dentre elas, foi realizado, em 2009, o Concurso Frases Para Marcador de Página. Os autores das melhores frases receberam prêmios e tiveram a oportunidade de recitar suas frases. Deise Soares Ferraz, que teve sua frase escolhida no concurso comenta que costuma sempre escrever. "É uma excelente forma de incentivar a leitura. Agora com a biblioteca perto de mim, tenho planos de pegar livros para meu filho", afirma Deise.
Como forma de agradecimento, a biblioteca presenteou o sócio adulto e a criança que mais retira livros desde sua inauguração. Na categoria adulta, a premiada foi Karen Araújo que se associou um mês após a criação da biblioteca. Karen comenta que todos os empréstimos são para a filha Ana Júlia de 6 anos. "É uma ótima forma de incentivo de leitura, além disso, sinto que me aproximei muito da minha filha depois que começamos a fazer leituras. Discutimos e aprendemos juntas", declara Karen.
O coordenador do projeto Poema nos Ônibus e nos Trens, Fernando Rozano, afirma que há muito interesse pela população na literatura e que qualquer forma de incentivo é válido. "A literatura e a poesia instigam o imaginário, o censo crítico, as idéias e o critério pessoal. Com este tipo de linguagem no nosso cotidiano, há sempre o crescimento pessoal e individual das pessoas", comenta Rozano. Os escritores presentes do projeto Poemas nos Trens receberam uma cópia do material de sua autoria que está fixado nos trens.
O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Ernani Fagundes, acredita ser fundamental ter um espaço reservado para a leitura no nosso ambiente de trabalho e a disposição dos usuários. "O significado do transporte com segurança e bom preço, acabam por ter um significado ainda maior na vida das pessoas quando aliado às atividades culturais como as que são oferecidas pela Trensurb", salienta Fagundes.
A comemoração foi encerrada com a encenação do grupo de teatro Com Todas as Letras com a peça Mulheres de Machado, seguido pela apresentação do Coral da UFRGS interpretando músicas natalinas. Os convidados também tiveram a oportunidade de cantar parabéns e degustar um bolo de aniversário.
A biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado, parceria da Trensurb com o Instituto Brasil Leitor e patrocínio da VisaNet Brasil, funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.
FOTO: Ana Paula Scheffer